top of page

Ele é como trato:

Atualizado: 12 de dez. de 2025

Como saber se o profissional que contrato tem as habilidades das quais preciso?


 

Em inglês, Hard traduz para o português em difícil ou duro, ou talvez mais aplicavelmente um conjunto de habilidades técnicas. Soft, por sua vez, indica fácil ou leve, ou em aplicação habilidades emocionais. Ambas são qualificações e competências que favorecem no desempenho de individuais e grupos.

 

Diversas lojas e setores, em bairros diferentes, precisam contratar professionais para auxiliar em seu ambiente, com seus clientes, seus produtos, seus processos e seus afazeres em geral.

 

Firmas tecnológicas e farmoculturais, além de outras, trabalhando em outras áreas, que, talvez, não tem porta comercial direta para clientes mas revendedores também requerem profissionais com dons para transitar seus ambientes e performar suas tarefas de trabalho.

 

Na contratação de profissionais na Construção Civil e na Construção de Edifícios e Pontes, os senhores engenheiros também selecionam candidatos com certas qualificações que são uma mistura de suas específicas Hard skills e Soft Skills que geralmente se alinham com personalidades entre indivíduos, grupos e times em destaque.

 

Entre hard skills mais selecionadas, habilidades em computação como conhecimento de Office: Word, Excel, Power Point; Adobe, Impressão. Além do mais, técnicas em construção variam com a área específica de aplicação de Engenharia Civil: Administração, Transporte, Meio Ambiente, Estruturas, Geotecnia.

 

Outros bons exemplos, conhecimentos de softwares específicos são bem aceitos, como por exemplo o software da Adobe Civil 3D em Infraestrutura e desenho de Canos e Esgotos, além de outros saberes técnicos em química, cálculo e outras disciplinas estudadas na Universidade.

 

Já para soft skills, a criatividade talvez não seja bem-vista em empresas mais tradicionais, mas a expectativa é que essa perspectiva mude com a nova geração de administradores.

 

Trabalho em equipe e citado como parte, de um conjunto de habilidades leves, junto com comunicação, habilidade de tomar ação e reagir na hora certa, poder de orientação, liderança, cautela, prevenção, resiliência, proatividade, flexibilidade, empatia, compreensão, compaixão, dentre outras habilidades emocionais, já que estes entram na categoria da inteligência emocional.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page